sábado, 29 de maio de 2010

A noite passada, Sérgio Godinho



Sérgio Godinho

Suum cuique tribuere, Miró


1941
Juan Miró
MoMA

Rosa

"Rosa"
de Jacques Brel

Voltaire. Zadig I

Chapitre I


Le borgne
Du temps du roi Moabdar il y avait à Babylone un jeune homme nommé Zadig, né avec un beau naturel fortifié par l'éducation. Quoique riche et jeune, il savait modérer ses passions ; il n'affectait rien ; il ne voulait point toujours avoir raison, et savait respecter la faiblesse des hommes. On était étonné de voir qu'avec beaucoup d'esprit il n'insultât jamais par des railleries à ces propos si vagues, si rompus, si tumultueux, à ces médisances téméraires, à ces décisions ignorantes, à ces turlupinades grossières, à ce vain bruit de paroles, qu'on appelait conversation dans Babylone. Il avait appris, dans le premier livre de Zoroastre, que l'amour-propre est un ballon gonflé de vent, dont il sort des tempêtes quand on lui a fait une piqûre. Zadig surtout ne se vantait pas de mépriser les femmes et de les subjuguer.

Voltaire



Voltaire, a Blasfémia e L'affaire du Chevalier de la Barre.
Torturado, decapitado e queimado na fogueira, por não ter tirado o chapéu ou não ter feito uma reverência durante uma procissão em 1766.

Mais uma mentira...

...que vamos pagar caro.
Quem é que propagandeia todos os dias que as escolas pequenas são factor de insucesso escolar?
Ver aqui a desmontagem da falácia.

Ne me quitte pas

"Ne me quitte pas"
Jacques Brel

Girl with Braids 1918 , Modigliani

Girl with Braids 1918
Amedeo Modigliani
(1884-1920)

"American Beauty"

Magistral!
Encontrei, finalmente, o opening monologue de Kevin Spacey
no American Beauty.
I love it!

Crise (V)

Como gastar mal dinheiro?
Aqui.
E aqui
E aqui, mesmo aqui.

As Cinzas de Angela


"(...)Pior que uma infância miserável comum é a infância miserável irlandesa e pior ainda é a infância miserável católica irlandesa", diz-nos McCourt. Filho de irlandeses nascido na América, ele cedo viu que não poderia contar com os pais para a sua sobrevivência. O pai, Malachy McCourt, sempre embriagado, quase nunca conseguia trabalho, gastando os poucos tostões ganhos com a bebida. A mãe, Angela Sheehan, um filho após o outro, não é capaz de superar a depressão quando morre a única menina. A vida de pobreza no Brooklin leva-os de volta à Irlanda, onde a situação da família continua infernal. (...)."

Doloroso mas magnífico.
Ouvir aqui Frank McCourt.
And here.

O professor

"Frank McCourt conquistou a preferência do público e da crítica ao receber em 1997 o prestigiado Prémio Pulitzer, adaptado ao grande ecrã em 1999. Neste seu terceiro livro de memórias escreve uma crónica irreverente sobre os trinta anos durante os quais deu aulas em diversos liceus de Nova Iorque. A leccionar no ensino público, este professor deparou-se com alunos difíceis, indisciplinados e com uma grande dose de rebeldia, facto que o levou a adoptar uma metodologia inovadora. Com o seu característico humor, ressonâncias líricas e honestidade desarmante, McCourt relembra os desafios e as recompensas com que se deparou, criando assim um relato inspirador e comovente sobre as relações humanas e sobre como aquilo que temos para dar e receber pode fazer a diferença na vida de cada um. O investimento foi bem acolhido com resultados surpreendentes, levando a Publishers Weekly a afirmar que este livro «também deveria constituir leitura obrigatória para todos os professores nos EUA.»

Imperdível.
Sobre este livro e sobre o autor ouvir e ver aqui.
E sobre os professores (...)

Lido

"Olga Tchekhova era uma mulher lindíssima e uma célebre actriz de cinema na era nazi. Sobrinha do dramaturgo Anton Tchékhov, foi amiga íntima de Hitler. Em 1920, já em Berlim, foi recrutada pelo irmão Lev para trabalhar nos serviços secretos soviéticos. Como recompensa, a família pôde juntar-se a ela e fugir à Rússia bolchevique.O extraordinário percurso da família durante a Revolução Russa, a guerra civil, a ascensão de Hitler, o terror de Estaline e a invasão nazi da União Soviética, torna-se, nas mãos de Beevor, uma apaixonante história de sobrevivência numa época implacável."

de
Antony Beevor and here too.

Muito, muito interessante para ajudar a compreender os ambientes claustrofóbicos das duas elites totalitárias, nas/das primeiras quatro décadas do séc.XX até ao fim da II Guerra Mundial.

Suum cuique tribuere, Miró

Galo
Juan Miró

Do que um homem é capaz

" Do que um homem é capaz"

Inquietação

Uma inquietação do tamanho do mundo.

Surpresa?

O Magalhães que foi famoso pelas piores razões.
Do outro, o Fernão, falarei em breve.

Génio é génio...

...mas isto é imoral.

Elas sabem do que falam...