quinta-feira, 11 de junho de 2020

Estátuas decapitadas?

Sinal dos Tempos: estátua assassinada em Boston, these days... 
Merece comentário mais à frente. 
"E, por toda a Bélgica, crescem os apelos para a remoção das estátuas do rei Leopoldo II, um dos responsáveis pela morte de milhões de congoleses na viragem para o século XX, espalhadas pelo país. Algumas das estátuas do monarca belga, em Antuérpia e Tervuren, foram mesmo vandalizadas."PÚBLICO 


Para quem ama as Aves...

Por que é que os machos têm cores mais intensas do que as fêmeas nas Aves?
Aqui.
Qual será o macho? 
Para saber bem mais sobre esta ave chamada PAPA-FIGOS pode clicar também aqui.  
Vêm até à Europa na Primavera e repartem no final do Verão. 

Os cães da Rainha e Cristiano Ronaldo

"Cães da Rainha Isabel II têm chef próprio e menu especial" 


"THE Queen’s corgis enjoy fillet steak and chicken breast prepared by a chef, delivered by a footman, and covered with gravy poured by the monarch herself, according to a new book."
The Times

 
Não faço parte dos adoradores de Ronaldo. Faço mesmo parte dos que o detestam. Por várias razões, embora reconhecendo-lhe mérito desportivo. 
Uma tem a ver com a ostentação e o luxo. 
Cada um gasta como quer e entende. 
Mas "notícias" sobre os bifes do lombo, servidos em bandejas de prata aos cães da realeza e "notícias" sobre as mansões, os automóveis, os relógios e os colares de 2 milhões de euros, deixam-me com uma vontade irreprimível de vomitar sobre... a Rainha, o Ronaldo, os bifes, os iates, as bandejas de prata e os brincos de ouro. 
É um dos aspectos mais consistentes das idiossincrasias que me formam. 
Vomitar é pouco, no entanto. 
Podem estar a pensar que é a tradicional inveja portuguesa (os outros povos não são, pois não?...). 
Tiro completamente falhado porque se há coisa que não tenho é inveja de egoísmo, desprezo, ostentação e auto-estima extremada aos pináculo da soberba. 
Cães com coroas e Ronaldo com diamantes? Não, obrigado. 

Visões, factos e minorias...

"Enquanto o Pentecostes é celebrado 50 dias após a Páscoa, o Corpo de Deus é celebrado 60 dias depois.

Origem da celebração

Desde o século XIII essa celebração acontece por ocasião das visões de uma freira belga. Na altura, Deus apareceu-lhe e demonstrou o seu desejo de comemorar a Eucaristia, o que inicialmente acontecia apenas na Bélgica.
Em 1264, o Milagre de Bolsena impulsionou a celebração do Corpo de Deus em todo o mundo. Segundo se conta, um padre que não acreditava fielmente na transubstanciação - momento em que as partículas de farinha são transformadas no próprio corpo de Jesus - presenciou sangue a escorrer de uma hóstia, facto (?) que comunicou ao Papa.
Na sequência desse evento (?) , a data foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, sendo promulgada em 1317 no Concílio Geral de Viena.

Significado do Corpo de Deus

Corpo de Cristo vem do latim Corpus Christi. Trata-se de uma "festa de guarda" com vários séculos, onde os católicos devem participar indo à missa.

O Corpo de Deus é uma celebração católica que tem como fim celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento em que os fiéis recebem o corpo e sangue de Jesus Cristo.

(...) 

Tradição de Corpo de Deus em Portugal

Em várias localidades do país realizam-se procissões e festas religiosas neste dia. As ruas são decoradas com flores e em algumas localidades são colocados tapetes florais no chão para a procissão passar.
Neste dia é também comum a Igreja celebrar as primeiras comunhões e comunhões solenes de crianças (...)"
Ficamos a saber, ou a relembrar, que é muito importante não esquecer que VISÕES se enquadram perfeitamente na categoria dos FACTOS. 
E depois de tanta IGNORÂNCIA minha, irei viver este dia muito mais ciente de que toda a minha dita é uma gota de água na SAPIÊNCIA de mais de um bilião de crentes  mundiais, constatando ainda que para outros 6 biliões de crentes isso não faça qualquer sentido.