sábado, 25 de junho de 2011

Lettres persanes

"(...)Ceux qui mettent au jour quelque proposition nouvelle sont d'abord appelés hérétiques. Chaque hérésie a son nom, qui est, pour ceux qui y sont engagés, comme le mot de ralliement. Mais n'est hérétique qui ne veut: il n'y a qu'à partager le différend par la moitié, et donner une distinction à ceux qui accusent d'hérésie; et, quelle que soit la distinction, intelligible ou non, elle rend un homme blanc comme de la neige, et il peut se faire appeler orthodoxe.

Ce que je te dis est bon pour la France et l'Allemagne: car j'ai ouï dire qu'en Espagne et en Portugal il y a de certains dervis qui n'entendent point raillerie, et qui font brûler un homme comme de la paille. Quand on tombe entre les mains de ces gens-là, heureux celui qui a toujours prié Dieu avec de petits grains de bois à la main, qui a porté sur lui deux morceaux de drap attachés à deux rubans, et qui a été quelquefois dans une province qu'on appelle la Galice! Sans cela un pauvre diable est bien embarrassé. Quand il jurerait comme un païen qu'il est orthodoxe, on pourrait bien ne pas demeurer d'accord des qualités, et le brûler comme hérétique: il aurait beau donner sa distinction; point de distinction; il serait en cendres avant que l'on eût seulement pensé à l'écouter.(...)"
LETTRE XXIX.

Montesquieu

"O ex-ministro das Finanças considera que há o risco de Portugal e Grécia serem expulsos da União Europeia"

"No livro que escreveu - "O Fim da Ilusão" - diz que os problemas começaram em 1985. O professor Cavaco Silva não percebeu que era preciso preparar o país para uma nova fase?

O professor Cavaco Silva é um homem de um tempo enganador. Quando ele entrou para o primeiro governo o petróleo caiu, depois começaram a vir os fundos da União Europeia e houve as privatizações. Ele teve um período de vacas gordas e penso que se deixou iludir com as vacas daquele tempo, que em grande parte vinham do exterior. Acho que ele se entusiasmou. Depois veio o Eng.o Guterres, que se deslumbrou com a queda dos juros, e nós passámos a viver das dívidas. Não sei se se lembra de uma feijoada na ponte? A feijoada é um belo símbolo do que se vivia na altura. A malta toda porreira a comer uma feijoada e a beber vinho...
Teve pena de ter acabado o programa "Plano Inclinado", na Sic Notícias?
Tive pena. Era o único programa da televisão destinado a ajudar as pessoas a perceber. Era um programa pedagógico, em que as pessoas não tinham partido.
Qual foi a razão de ter acabado?
Não sei. Disseram-me que o Mário Crespo se zangou."

A Grécia é o 4º país do mundo a...

...gastar uma maior percentagem do PIB em armamento!....

Anatomia, subsídios para um estudo V


As tramas e os dramas do Eduquês II

"O glossário de "eduquês" de Hirsch devia ser lido por todos os educadores para eles pelo menos relativizarem algumas ideias feitas que receberam e se curarem, pelo menos parcialmente, da "lavagem ao cérebro" a que foram sujeitos. Apesar de não ser um cientista, no sentido estrito do termo, ele ensina-nos aquilo que os cientistas bem sabem: que o pensamento para ser eficaz tem de ser crítico e que ele, por isso, tem de desrespeitar ideias preconcebidas."

As tramas e os dramas do Eduquês I

"Outro exemplo: a "aprendizagem ao ritmo dos alunos" pretende inculcar a ideia romântica que os alunos se devem desenvolver naturalmente, sem imposições exteriores. Poderá parecer sensata mas é profundamente ingénua. Muita evidência acumulada desde há muito tempo mostra que a imposição pelos professores de objectivos, prazos, níveis de exigência e recompensas adequadas consegue aumentar em muito a aprendizagem dos alunos. Os alunos, abandonados ao seu ritmo, estão definitivamente condenados ao fracasso."
Carlos Fiolhais, aqui