sábado, 10 de setembro de 2011

Amadeo de Souza Cardoso

Retrato de Francisco Cardoso

Amadeu de Sousa Cardoso, 1912
Museu Amadeo de Souza-Cardoso

O que Nuno Crato já está a fazer! V

"Estamos muito satisfeitos, houve cedências de parte a parte mas no essencial este modelo satisfaz-nos pois é um modelo formativo, não burocrático e que vai ajudar todos a progredirem e a serem melhores professores", disse Nuno Crato.

Autonomia das escolas

"4 – De que forma podem ser as escolas mais autónomas?

Tudo depende do que considerarmos por “escolas”. Actualmente, de forma errada, considera-se que há mais autonomia das escolas só porque o(a) director(a) têm mais poder. Na verdade, isto significa menos autonomia para a maior parte dos que trabalham nas escolas, seja pessoal docente ou não-docente. A autonomia para ser real precisa de corresponder a um projecto colectivo e coeso, não a imposição da visão de uma pessoa ou grupo restrito de pessoas sobre todas as outras. As escolas poderão ter mais autonomia, por exemplo, se lhes não for imposto um modelo único de gestão, um modelo centralizado para a aquisição de bens e serviços ou um modelo curricular pouco elástico. Mais autonomia poderia passar, por exemplo, por aplicar entre nós o conceito de magnet schools que existe desde os anos 60 nos EUA."
Aqui.