segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cartazes Políticos LI



"Será esta a altura para tocar em certas podridões a céu aberto?"

"Será esta a altura para tocar em certas podridões a céu aberto?

Os joguinhos, os esquemas, os favores, os clientelismos, as protecções, as pressões, as chantagens a coberto ou descoberto? Os silêncios cómodos ou incomodados? Os vira-casaquismos? As adesivagens ziguezagueantes? A mesquinhez que nos entra pelos olhos dentro, depois pela pele até quase querer tomar conta de nós e que há uns tempos se transformava em mal-estar docente nas teses das Ciências da Educação e agora é stress ou burnout e depressões ao entrar dos quarenta ou antes, maleitas diversas sem cura previsível, um desânimo generalizado?"
Tirado daqui.

Entre o dia claro e a noite escura: Nuno Crato e Maria de Lurdes Rodrigues

Nuno Crato tem tudo o que Maria de Lurdes Rodrigues não teve:

*respeito pelos professores e procura das soluções para a Educação com eles e Não contra eles;
*saber muito bem quais são os verdadeiros problemas da escola portuguesa:
      -assunção muito clara de que a escola serve, fundamentalmente,  para ensinar e para aprender;
      - recusa muito clara do folclore do "eduquês" e da panefernália burocrática e oca;
      - reformulação sistematizada dos currículos;
      - revalorização dos professores e incentivo ao empenhamento dos mesmos;
      - reforço da autoridade dos professores;
      - construção de um modelo de avaliação de professores o mais justo possível e construtivo;
      - reforço da automia verdadeira das escolas e não o incentivo à criação de burrocracias intermédias;
      - limpeza da "gordura" que se passeia pelos corredores da "máquina monstruosa" (ME).

       A grande questão e a grande dúvida é saber se os múltiplos Snipers não irão ser prevalecentes.
       Inch'Allah que não!

Nuno Crato: "Mais que computadores, o que mais faz falta nas escolas é empenho"

O que Nuno Crato já está a fazer!     III
"O ministro da Educação e da Ciência (MEC), Nuno Crato, defendeu hoje, em Gouveia, que "mais que computadores ou quadros interativos, o que mais falta faz nas escolas é empenho".
"No discurso proferido nos Paços do Concelho, o ministro salientou a necessidade de "haver mais disciplina e respeito pelos professores", tanto da parte dos alunos como dos educadores.
"O problema central das escolas não é a avaliação dos professores", disse Nuno Crato, adiantando que está a trabalhar para que este modelo de avaliação seja "o mais justo possível"."
"Temos de ter o bom senso de não tentar fazer tudo de novo e de uma só vez", disse Nuno Crato, que disse preferir ir fazendo "pequenas mudanças".