segunda-feira, 15 de agosto de 2011
"Será esta a altura para tocar em certas podridões a céu aberto?"
"Será esta a altura para tocar em certas podridões a céu aberto?
Os joguinhos, os esquemas, os favores, os clientelismos, as protecções, as pressões, as chantagens a coberto ou descoberto? Os silêncios cómodos ou incomodados? Os vira-casaquismos? As adesivagens ziguezagueantes? A mesquinhez que nos entra pelos olhos dentro, depois pela pele até quase querer tomar conta de nós e que há uns tempos se transformava em mal-estar docente nas teses das Ciências da Educação e agora é stress ou burnout e depressões ao entrar dos quarenta ou antes, maleitas diversas sem cura previsível, um desânimo generalizado?"
Tirado daqui.
Os joguinhos, os esquemas, os favores, os clientelismos, as protecções, as pressões, as chantagens a coberto ou descoberto? Os silêncios cómodos ou incomodados? Os vira-casaquismos? As adesivagens ziguezagueantes? A mesquinhez que nos entra pelos olhos dentro, depois pela pele até quase querer tomar conta de nós e que há uns tempos se transformava em mal-estar docente nas teses das Ciências da Educação e agora é stress ou burnout e depressões ao entrar dos quarenta ou antes, maleitas diversas sem cura previsível, um desânimo generalizado?"
Tirado daqui.
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Entre o dia claro e a noite escura: Nuno Crato e Maria de Lurdes Rodrigues
Nuno Crato tem tudo o que Maria de Lurdes Rodrigues não teve:
*respeito pelos professores e procura das soluções para a Educação com eles e Não contra eles;
*saber muito bem quais são os verdadeiros problemas da escola portuguesa:
-assunção muito clara de que a escola serve, fundamentalmente, para ensinar e para aprender;
- recusa muito clara do folclore do "eduquês" e da panefernália burocrática e oca;
- reformulação sistematizada dos currículos;
- revalorização dos professores e incentivo ao empenhamento dos mesmos;
- reforço da autoridade dos professores;
- construção de um modelo de avaliação de professores o mais justo possível e construtivo;
- reforço da automia verdadeira das escolas e não o incentivo à criação de burrocracias intermédias;
- limpeza da "gordura" que se passeia pelos corredores da "máquina monstruosa" (ME).
A grande questão e a grande dúvida é saber se os múltiplos Snipers não irão ser prevalecentes.
Inch'Allah que não!
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Nuno Crato: "Mais que computadores, o que mais faz falta nas escolas é empenho"
O que Nuno Crato já está a fazer! III
"O ministro da Educação e da Ciência (MEC), Nuno Crato, defendeu hoje, em Gouveia, que "mais que computadores ou quadros interativos, o que mais falta faz nas escolas é empenho".
"No discurso proferido nos Paços do Concelho, o ministro salientou a necessidade de "haver mais disciplina e respeito pelos professores", tanto da parte dos alunos como dos educadores.
"O problema central das escolas não é a avaliação dos professores", disse Nuno Crato, adiantando que está a trabalhar para que este modelo de avaliação seja "o mais justo possível"."
"Temos de ter o bom senso de não tentar fazer tudo de novo e de uma só vez", disse Nuno Crato, que disse preferir ir fazendo "pequenas mudanças".
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