domingo, 29 de maio de 2011

Durer

Doctors
Albrecht Dürer (1471 - 1528)

Separar o trigo do joio

Pode haver linchamentos injustos mas para os abusadores é melhor pensar 100 vezes antes de
(perfidamente) agir.

Nina Simone, again & again

Nina Simone, again

Escolas do Mundo-IV

(distrito da Guarda)
As crianças são muito mais felizes em escolas "à dimensão humana".
Em vez de se estudar caso a caso a política "educativa", nos últimos seis anos, foi a de fechar compulsivamente escolas, com argumentos falaciosos.

Ratko Mladic

"Mladic, acusado de orquestrar o cerco brutal de 43 meses à capital bósnia Sarajevo e pelo massacre de 8 mil homens e meninos muçulmanos na cidade de Srebrenica em julho de 1995, foi encontrado numa casa, propriedade de um sobrinho."

Escolas do Mundo-III

"Se alguns alunos têm continuamente problemas de aprendizagem, a escola dispõe de professores especiais para recuperá-los. Na prática, se a dificuldade é em matemática, o aluno vai estudar com um professor especializado em problemas de aprendizagem, não com um professor de matemática. E a "recuperação" não ocorre após as aulas: mais tempo não motiva a criança ao aprendizado, pelo contrário, só faz cansá-la ainda mais. Também não são dados muitos exercícios aos alunos com dificuldades de aprendizagem - a quantidade de tarefa escolar é de acordo com as necessidades de cada um. E, ademais, as aulas e os exercícios escolares são organizados de tal forma que o aluno tenha tempo para o lazer."
Na Finlândia...

Há muito tempo que...

...defendo que a entrada na Escola Básica deveria ser aos 7 anos e não aos 6  completos ou, pior ainda, incompletos.

Escolas do Mundo-II

"No antigo sistema só a educação primária de 6 anos era gratuita, o restante da educação era paga. Em 1970, a educação básica passou a ser obrigatória e gratuita e com 9 anos de escolaridade e funcionamento das 8 às 15 horas. Também são gratuitos, durante os primeiros 9 anos, o transporte, a refeição e todo o material escolar. Após este período, os alunos têm que pagar os livros.
Na Finlândia, não se ensina a ler no ensino pré-escolar - a criança tem o direito de ser criança por mais tempo, ensinam, e está pronta para aprender a ler a partir dos 7 anos, afirmam."

O poder dos selos

Quem imaginaria que pedacinhos inócuos de papel serrilhado poderiam ajudar em reestruturações mentais?
Claramente com a colaboração de mentes obsessivas mas, ainda assim, com poder transformador.

Nina Simone


Nina Simone