sábado, 21 de agosto de 2010

Philip Roth, Opération Shylock

Cada vez gosto mais deste fabuloso escritor.
Em trânsito...
"En six nouvelles, l'auteur de Portnoy et son complexe démonte la société américaine et ses rapports avec le monde juif. Goodbye, Colombus raconte la brève aventure d'un jeune intellectuel avec une étudiante. Conversation des Juifs montre un rabbin victime d'une espièglerie d'enfant. Le Défenseur de la foi se déroule dans l'armée. L'habit ne fait pas le moine décrit l'amitié insolite entre un étudiant de bonne famille et deux jeunes dévoyés. Dans Eli le fanatique, les habitants d'une petite ville veulent empêcher les rescapés de l'hitlérisme de monter une école." em Gallimard
A Conspiração contra a América

Portnoy et son complexe
(Portnoy a
Professeur du désir
Casei com um comunista
(I married a communist)
Pastoral Americana
(American Pastoral)
Património (Patrimony)
"Património, uma história verdadeira que toca nas emoções ainda com mais profundidade do que qualquer outra obra do autor.
Roth assiste à batalha que o seu pai – famoso pelo seu vigor, charme e pelo seu repertório de recordações de Newark – trava com o tumor cerebral que o irá matar. O filho, repleto de amor, ansiedade e medo, acompanha-o em cada atemorizante estádio da sua provação final e, ao fazê-lo, revela o apego à vida que marcou o compromisso longo e teimoso do seu pai com a vida. " em
Portal da Literatura
Indignação (Indignation)
"Neste livro, Roth conta-nos a história de Marcus Messner, filho de um talhante kosher de Newark, que decide sair de casa por já não poder aturar o protecionismo do pai, indo frequentar uma universidade longínqua, no Ohio.
A acção passa-se em 1951 e sabemos, desde o início, que o jovem não vai chegar aos 21 anos. Naquele tempo, decorria a guerra da Coreia e a única maneira de um jovem se livrar da guerra, era frequentar a universidade e não chumbar e/ou não ser expulso.
Mas Marcus é um jovem de ideais firmes, grande polemista, ateu convicto e a sua personalidade vincada vai acabar por lhe trazer dissabores numa universidade tão tradicionalista como era, então, a de Winsburg."
em
http://www.coiso.net/?p=2660
O Animal Moribundo

Homem comum

Le sein
La tache (The Human stain)

Suum cuique tribuere...de Delacroix

Jeune orpheline au cimetière
(Vers 1824)
Eugène
DELACROIX
Charenton-Saint-Maurice (Val-de-Marne), 1798 - Paris, 1863
© Musée du Louvre

Uma interpretação

Benfiquismo mapa-mundi

Sven Goren Ericksson nunca diria isto.
Existem certas afirmações que não se podem ter, mesmo que possam ser entendidas como cerrar fileiras e reforçar as tropas.
O Benfica não pode abdicar, também no seu discurso oficial, do desportivismo, da lógica e da razoabilidade.
Mesmo que o futebol seja irracionalmente inexplicável.