quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O que Nuno Crato vai fazer? X

"Na Finlândia, o professor acompanha a criança durante seis anos! Sem o absurdo do excesso de "disciplinas" que impede os alunos de estudarem e aprenderem o essencial, aquilo que é culturalmente enriquecedor e socialmente útil, de adquirirem, antes de mais, o domínio dos instrumentos, a informação, o treino de trabalho, que lhes permitirão aprender tudo e cultivar o espírito crítico.Na Finlândia, além de dominar os programas para ensinar bem, o professor tem ainda tempo "para se interessar pelos alunos e para estar disposto a ter com eles conversas que lhes digam algo", a fim de "os ajudar na escolha do caminho que vão seguir, discutindo o porquê das suas escolhas". Professores libertos das inutilidades e da burocracia com que nas nossas escolas, inundadas por labirintica legislação, se condiciona a função inestimável que deve ser a deles. (...)A Finlândia é um dos países onde os alunos passam menos tempo na escola.

"Quando se está na escola, está-se concentrado na escola. Quando se vai fazer outra coisa são tempos perfeitamente separados" , diz Jouni Valijarvi." Daqui..
Os últimos seis anos foram a anti-Finlândia elevada à potência 100.
Há muito tempo que partilho (d)as opiniões expressas.

Os Cantos

"Descendente de uma ilustre família açoriana, José do Canto apaixonou desde logo Maria Filomena Mónica que lhe dedica a obra que já classificou como o «livro da sua vida». Nascido em 1820, José do Canto era, no sentido próprio do termo, um ‘vitoriano’. Apesar de natural de São Miguel e não de Inglaterra, a sua cultura era cosmopolita, sem no entanto jamais deixar de ter saudades da neblina, do mar e das laranjeiras da sua ilha – que queria perfeita. Foi por isso que a deixou e, por isso, que, muitos anos passados, a ela voltou.
Nesta obra biográfica, Maria Filomena Mónica conta a história desta família em várias gerações, num retrato vivído e apaixonante de uma época."
A possibilidade de (re)"viver" essa época através dos mosaicos que MFM (re)constrói a partir de abundantes fontes epistolares.
Uma personagem atípica numa sociedade muito estratificada. Muito interessante.

And you and I

O que Nuno Crato vai fazer? IX

Paulo Guinote, aqui, sobre Nuno Crato e a encruzilhada em que nos encontramos.
O ministro entrevistado por Marcelo Rebelo de Sousa, aqui.

As Tentações de Santo Antão

Monstros aéreos.

(In)Tolerância

O conselho tribal Suquamish bem mais tolerante do que o Tea Party.
Índios Suquamish

"Fábio Coentrão fora da equipa inicial do Real Madrid na China"

Que falta que nos fazes!