quinta-feira, 15 de julho de 2010

YES Soon


Yes - Soon [Live 2002]

Causas da Decadência dos Povos Peninsulares nos Últimos Três Séculos II

"A tais homens não convinha mais o despotismo religioso do que o despotismo político: a opressão espiritual repugnava-lhes tanto como a sujeição civil. Os povos peninsulares são naturalmente religiosos: são-no até de uma maneira ardente, exaltada e exclusiva, e é esse um dos seus caracteres mais pronunciados. Mas são ao mesmo tempo inventivos e independentes: adoram com paixão: mas só adoram aquilo que eles mesmos criam, não aquilo que se lhes impõe. Fazem a religião, não a aceitam feita. Ainda hoje duas terças partes da população espanhola ignoram completamente os dogmas, a teologia e os mistérios cristãos: mas adoram fielmente os santos padroeiros das suas cidades: porquê? porque os conhece, porque os fez. O nosso génio é criador e individualista: precisa rever-se nas suas criações. Isto (junto à falta de coesão do maquinismo católico da Idade Média, ainda mal definido e pouco disciplinado pela inexorável escola de Roma) explica suficientemente a independência das igrejas peninsulares, e a atitude altiva das coroas da Península diante da cúria romana."
Discurso proferido por Antero de Quental, numa sala do Casino Lisbonense, em Lisboa, no dia 27 de Maio de 1871, durante a 1.ª sessão das Conferências Democráticas, aqui.

Suum cuique tribuere, Rivera

Diego Rivera

A educaçãorrota

"O (extracto do) texto que se segue, da autoria de Santana Castilho e publicado no jornal Público, (23 de Junho) tem quase um mês, mas (infelizmente) não perdeu actualidade."
Visto e retirado do De Rerum Natura.

Os óculos especiais dos cientistas

Muito interessante, mesmo. Retirado daqui.

Novo e eterno Benfica

Nova época a começar, nova esperança no ar.
Os rivais não estão parados e novos treinadores devem trazer diferenças.
No nosso seria bom que não se falasse tanto (JJ) e que se mantivesse o máximo possível o plantel.
De resto... que ganhe o melhor! De preferência, nós.