Mensagens

A mostrar mensagens de junho 26, 2020

Cardoso Pires, e "O burro-em-pé"

Imagem
João Janica com as botas de couro e as praias de Cascais, o capataz e os dois chineses vendedores de coisa alguma, e a visão sarcástica do ditador sáurico... Não é um dos meus autores preferidos mas foi um grande escritor. 

Yes, o meu grupo rock preferido

Imagem
O meu grupo rock preferido Yes Owner of a lonely heart  Capas de Roger Dean
OPINIÃO Professores no “Preço Certo”: a ascensão da insignificância O facto de ninguém ter gritado alto e bom som que tal participação envergonha a classe é mais um óbvio sintoma da “apagada e vil tristeza” a que o sistema educativo chegou. 25 de junho de 2020 António Carlos Cortez  Há bastante tempo que acho que os professores fazem parte do problema, ainda que também inevitavelmente da solução.  Ser servil e estar domesticado, aceitar a lógica institucional mesmo que visivelmente inútil ou perniciosa, pode ser uma afirmação dura, errónea e malsã. Quem está dentro da Educação em Portugal compreenderá o que quero dizer. 

Padre Amaro amnistiado...

Imagem
"(...) e todo o clero! Ora aí tem! O cónego, já antes esfalfado dos  excessos do seu furor, ficou agora,  àquelas palavras, como um boi atordoado. Só  pôde dizer daí a pouco, muito murcho: — Que traste você me  sai! O padre Amaro então, quase tranquilo, certo do silêncio do cónego, disse com bonomia: — Traste por quê? Diga-me lá! Traste  por quê? Temos ambos culpas  no cartório, eis aí está. E olhe que eu não  fui perguntar, nem peitar a  Totó... Foi muito naturalmente ao entrar em casa. E se me vem agora com  coisas de moral, isso fazme rir. A moral é para a escola e para o  sermão.  Cá na vida eu  faço isto, o senhor faz aquilo, os outros fazem o que podem.  O padre-mestre que já tem idade agarra-se à velha,  eu que sou novo  arranjo-me com a pequena. É triste, mas que quer? É a natureza que manda.  Somos homens. E como  sacerdotes, para honra da classe, o que temos é fazer costas! O cónego escutava-...

" O Ensino@distância não foi um sucesso"

  ESTEFÂNIA BARROS OPINIÃO O Ensino@Distância  à distância foi um remendo necessário, mas está longe de ser uma solução brilhante. Considero que muitos alunos não só não evoluíram como, bem pior, regrediram. De modo algum o volume de tarefas se traduziu em aprendizagens concretas e sólidas. Aqui, todo o artigo.