Mensagens

A mostrar mensagens de 2016

...

Imagem
Faz falta...

Islândia, Partido Pirata...

Imagem
Uma história a ver...

Crónica de um sábado

Levantar às quatro da madrugada foi como se uma pedrada na cabeça me tivesse feito o mesmo efeito que um submarino quando se afunda (no pressuposto de que sei do que estou a falar, o que não é verdade). O calor da noite pressagiava a camisa que eu iria vestir porque ia para um país frio. Ia porque não fui, já cá estou. Viajar sozinho tem algumas vantagens e uma delas é não termos perto de nós quem nos observe, nos ajude, nos ampare e nos proteja. Somos muito mais livres. E muito mais tolos. Check-in rápido, espera curta, avião quase no ar. As hospedeiras da tarde, por oposição às da manhã, são à vontade mães delas. Nunca vi assistentes de bordo tão enrugadas, com tantos sulcos na pele do maxilar superior. E já agora no revestimento do pescoço e nos inevitáveis pés de galinha. O Reino Unido está mesmo pelas ruas da amargura e não me admirava nada que nos tempos mais próximos a idade da reforma para as hospedeiras britânicas fosse os setenta e cinco anos. Mas falando ainda nas qu...

Goa, verão de 2016... -LXI-

"Hanuman é um deus-macaco do hinduísmo. O Ramayana informa que na verdade Hanuman era uma encarnação do poderoso Deus Shiva, que se havia manifestado na Terra durante o período de Rama, uma das encarnações de Vishnu, para auxiliá-lo nas suas tarefas. Hanuman manifestou-se como um vanara (símio humanoide) e ministro do rei dos vanaras, tendo sido um dos grandes heróis da epopeia descrita no Ramayana. Foi ele o responsável pela descoberta do cativeiro de Sita em Lanka, pelo incêndio da cidade e pela aniquilação de diversos importantes raxasas da tribo de Ravana. O Ramayana não é o único texto da literatura védica que menciona Hanuman. Há também o "Hanuman Chalisa" e o "Mahabharata"." Wikipédia Não é de vacas por todo o lado (lá voltaremos...) que (trans)crevo aqui. É uma das peças-chave da multiplicidade DA complexidade deste país.

Goa, verão de 2016... -LX-

Imagem
Praias de Goa...

Goa, verão de 2016.... -LIX-

Imagem
A "clarividência" de António de Oliveira Salazar. A Grã-Bretanha percebeu o vento da História . O orgulhosamente sós, não. Três mil e quinhentos homens que deveriam resistir até ao fim, até ao último homem e até à última bala, perante quase quatro centenas de milhões de indianos. Os cativos lusos ainda foram abandonados durante mais de dois anos.  

Goa, verão de 2016... -LVIII-

Imagem
Em Velha Goa um carismático religioso revolucionário, ou vice-versa... S. Francisco Xavier de punho erguido foi/é uma heresia asiática ? E o carrego das vastas grinaldas hindus foi/é uma bênção goesa ?

Goa, verão de 2016... -LVII-

Imagem
Procurámos uma livraria em Panjim mas não encontrámos. Voltámos a procurar em Margão e voltámos a não encontrar. E ao que lemos até existe uma moderna (mas escondida?...). Problema nosso, com certeza. Mas, sem se avisar, descobrimos esta em Margão. Poeirenta, desorganizada mas com alguns livros interessantes de intelectuais e estudiosos goeses, na sua maioria. Comprámos um livro sobre culinária, outro sobre aves e outro sobre o património de Goa.

Goa, verão de 2016... -LVI-

Imagem
    Cataratas de Dudhsagar Falls . O comboio passa por aquela ponte que se vê e há alguns salpicos...

Goa, verão de 2016... -LV-

Imagem
    A "ginástica do pendura" é notável... Perder aquela oportunidade de ouro, num dia daqueles, seria triste... Tristes é que eles não são. Adoram estas selfies partilhadas e são em grande número. Não sabemos como ficarão na época alta com tantos turistas... Não sabemos. Talvez este desejo tenha a ver com a vontade dos "brancos ficarem castanhos" e dos "castanhos quererem ficar brancos"... Mundo, mundo... 

Goa, verão de 2016... -LIV-

Imagem
Vêem-se  mulheres com este tipo de véu. Umas a pé, outras de scooter, com calças de ganga e telemóvel na mão. Não são assim tão poucas. A população muçulmana em Goa é minoritária mas tem tendência para aumentar. Só falando individualmente com cada uma se poderia saber que "tipo de opção" fizeram/tiveram. Em Goa, além do factor religioso, não seria despiciendo pensar também em moda.

Goa, verão de 2016... -LIII-

Imagem
Goa é a região turística da Índia. As praias estão povoadas de meados de Outubro até Fevereiro, quando acaba a estação seca. Como o nome indica não há chuva e o calor e o sol abrasador são contínuos. É a altura dos turistas. Mostro algumas das praias que visitámos. Para algumas fomos de autocarro. Para a maioria, partindo de Margão, fomos de táxi que alugámos ao dia.

Goa, verão de 2016... -LII-

Imagem
Uma ave curiosa que nos espiava tanto como nós a ela.

Goa, verão de 2016... -LI-

Imagem
Um novo grupo para lutar contra a corrupção, numa notícia de Paniji. Um problema nacional e que tem a ver com a... morte das vacas que comem os plásticos esfarrapados por todo o lado, numa notícia de New Delhi. Corrupção, um problema mundial. Morte de vacas por causa de ingestão de plástico, um problema (bem) doméstico.

Goa, verão de 2016... -L-

Imagem
Já não sei onde vi este cartaz e não sei nada, como é óbvio. Mas pus-me a imaginar histórias no ...contexto indiano...   Fugiram os dois para fora da região ou mesmo do país... Pertencem a castas diferentes e os familiares dele prometeram acabar com os dois...   Ele raptou-a contra a vontade dela, porque já estava prometida a outro que, excepcionalmente, lhe agradara logo, antes mesmo de o ter visto... Ela envenenou-o, escondeu o corpo numa pira semi-abandonada à espera que o fogo apagasse o crime... Ele engravidou-a e agora não sabem o que fazer... Desapareceram ambos num acidente de carro que caiu ao rio Ganges... Enfim...