Reflexões escolares (I)

Quase no fim de mais um ano escolar e a sensação perdura: a atrofia burrocrática diminuiu mas a clausura nos padrões vigentes continua.
Para quando a revisão efectiva e inteligente dos currículos escolares?
Para quando a certificação efectiva dos manuais e outros materiais pedagógicos de apoio?
Para quando o fim imediato da flexibilização dos horários nas escolas do 1º ciclo?
(voltarei a este ponto)
Para quando o fim da política autista de fecho indiscriminado de escolas pequenas?
Para quando uma avaliação dos professores credível e honesta?
Para quando uma descentralização efectiva para/nas escolas e não a falácia da "descentralização para centralizar" noutro local, ainda que geograficamente mais perto?
Para quando a diminuição drástica e o envio para as escolas dos burrocratas que a sete pés fogem delas?
Para quando a re-valorização do papel educativo e social desempenhado pelos professores, depois do desastre ecológico protagonizado por MLR?
Para quando uma política educativa assente na realidade e não na manipulação estatística?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Joan Miró

Carlos Fiolhais, físico III