Não se pode comparar o que não é comparável mas aprender com quem faz bem, é bom... II

"Respondendo sobre a principal diferença entre o sistema educacional sueco e finlandês, Mrs. Pentilla deu o seguinte exemplo: se pais suecos saem para esquiar com o filho e o filho cai, eles correm para acudir; pais finlandeses, na mesma situação, simplesmente olham e dizem: - se levanta você é capaz, você consegue. Assim, a palavra de ordem no sistema educacional finlandês é: AUTONOMIA. Existem escolas privadas na Finlândia, as independentes, como são chamadas. Todas são gratuitas, totalmente financiadas pelo Estado e abertas ao controle do Estado. A expansão do ensino privado é bastante incentivada pelo governo - só o setor privado reúne condições para atender às necessidades de uma sociedade que demanda por serviços educacionais cada vez mais diversificados.
Os reitores das escolas independentes, assim como os das públicas, são executivos recrutados no mercado, que têm que provar, ano a ano, que aplicaram bem os recursos recebidos para continuar no cargo. Na Finlândia as escolas são consideradas um ótimo local para se trabalhar. Muitos querem atuar nas escolas, especialmente na docência. O prestígio dos professores é alto. Esses profissionais são valorizadíssimos e é comum auferirem salários superiores aos dos reitores, e ganham ainda mais aqueles que ensinam nos dois primeiros anos iniciais, considerados os mais importantes na motivação da aprendizagem. Se não forem adequados, podem interferir negativamente em todos os anos seguintes, afirmam. Os professores que atuam no nível fundamental contam com um suporte de psicólogos para atendê-los."

Não me interesso por nenhum copy-past de realidades muito diferentes mas não seria discipiendo aprender com quem pode viver e sabe viver com os meios que tem ou que soube criar para poder ter.
Não basta proclamar que se quer universalizar o 12º ano para todos, se a realidade nos diz que o nível médio geral dos resultados no 9º ano deixa muito a desejar; a loucura do fim das retenções
(vulgo "chumbos") só seria viável se, desde muito cedo, os que manifestamente não se enquadram nas aprendizagens escolares ditas normais pudessem ser efectivamente (e não mascaradamente) sustentados por estruturas de apoio eficazes.
Vamos ver o que NC e a equipa de altos dirigentes vai propor.
Ficam a dúvida mas também a expectativa.

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