O que Nuno Crato vai fazer? VIII

"(…) A aprendizagem é um processo que exige esforço continuado, muita repetição, perseverança, cumprimento rigoroso de objectivos, orientação clara e continuada do professor e o acesso a materiais auxiliares de grande qualidade e clareza (…)""Os "vendedores de modas pedagógicas" são, regra geral, pessoas desligadas dos problemas do dia-a-dia escolar e interessados em "vender" aos professores as últimas novidades criadas por pequenos e grandes "gurus" que arrastam consigo pequenas multidões de servidores acríticos (…)"
"6. a avaliação dos professores é uma fraude. Como anteriormente referi há muito que o sistema se preocupa apenas com os resultados (obviamente virtuais) sem a mínima preocupação com a aprendizagem real; escolas há em que os responsáveis ameaçam veladamente os professores com represálias na sua avaliação se os resultados ao longo do ano não forem virtuais (aqueles que mostram um bom desempenho dos alunos). Assim se constrói o sucesso do ensino em Portugal. E assim com estas e outras anedotas se vão também construindo alguns dos professores de excelência virtual (e mediocridade real)."
"Claro que não basta a transparência na avaliação para a tornar credível. É preciso que o que se avalia tenha realmente a ver com a qualidade de ensino e aprendizagem, não virtuais como as que nos tentam impingir, mas reais."
"E a real qualidade de ensino- aprendizagem será tanto melhor quanto menor o tempo que os professores tiverem que dedicar a preencher papéis e a assistir a reuniões, ambos obsoletos na maior parte dos casos."
Regina Gouveia, professora aposentada de Física e Química, em

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Joan Miró

Carlos Fiolhais, físico III