Vietname e Camboja...cap. XXI


"O teatro aquático de fantoches (em vietnamita: múa rối nước) é uma modalidade de teatro de fantoches, uma manifestação cultural característica do Vietname.

O "palco"

Originalmente este tanque -o palco- era a lagoa da aldeia, ou mesmo um lago próximo. No tanque, os protagonistas são instalados sobre postes feitos de bambu, que ficam submersos enquanto os bonecos ficam sobre a superfície. Ao fundo está uma cortina, também feita de bambu."










"Os bonecos, movidos por hastes de bambu, têm o seu controle situado atrás da cortina de bambu. São de tamanhos que variam entre 30 centímetros e 1 metro de altura, com peso variando entre 1 a 5 quilogramas. São feitos em madeira de pés de figo nativos, tornados impermeáveis por uma cobertura de resina e verniz. Assim como para outras peças móveis, os bonecos são guiados pela outra extremidade das varas, por vezes com uso de cordas."


"As peças têm como personagens, geralmente, pessoas e cenas da vida rural, ou figuras típicas, como o flautista montado num búfalo, ou um plantador de fumo. Além desses quadros bucólicos, são encenadas danças místicas de leões e dragões, bem como dos quatro animais sagrados: a Fénix, o kỳ lân (Qilin, o unicórnio chinês), Long ( o Dragão chinês), e a tartaruga."

Fonte Wikipedia.

As fotografias são minhas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Joan Miró

Carlos Fiolhais, físico III