A liberdade pedagógica I
"Reduzir o professor ao papel de um executante encarregado de fazer respeitar as instruções, de proceder a avaliações e de preencher itens é privá-lo do essencial da sua função de professor e da sua qualidade de homem livre. Mas a liberdade pedagógica não consiste igualmente em reinventar conteúdos de ensino que já foram apurados e ensinados com eficácia. A liberdade do professor não consiste em testar métodos empíricos com os alunos.
A liberdade do professor reside no modo pessoal com que instrui os seus alunos e lhes transmite o amor do saber e do estudo.
Porque o professor tem sobretudo o dever de transmitir e esta transmissão exige respeito pelas regras constituintes do património linguístico e matemático.
Sem esse determinismo de base, nenhum pensamento poderá exercer-se de forma fecunda, sólida e realmente livre, nem conduzir a uma qualquer descoberta." Aqui.
A liberdade do professor reside no modo pessoal com que instrui os seus alunos e lhes transmite o amor do saber e do estudo.
Porque o professor tem sobretudo o dever de transmitir e esta transmissão exige respeito pelas regras constituintes do património linguístico e matemático.
Sem esse determinismo de base, nenhum pensamento poderá exercer-se de forma fecunda, sólida e realmente livre, nem conduzir a uma qualquer descoberta." Aqui.
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