terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Finlandices....I

"Finlandia ha decidido sustituir la caligrafía por la mecanografía. Los alumnos de este país nórdico sustituirán el papel y lápiz de toda la vida por un teclado, una medida que ha sido acogida con agrado.El cambio se producirá a partir de 2016. Susanna Huhta,vicepresidenta de la Asociación de Profesores del Idioma Nativo de Finlandia, quiso aclarar que, a cambio, se potenciarán las manualidades y el dibujoporque ayudan al desarrollo cognitivo de los pequeños. Finlandia da así un paso más en el debate sobre la efectividad de introducir en el área dispositivos portátiles y tablets."
Mais horas na escola e piores resultados
O que torna as escolas portuguesas piores que as finlandesas, se passamos mais tempo nas aulas?
OS ALUNOS portugueses passam mais tempo na escola e têm mais disciplinas do que os finlandeses. Mas, enquanto os primeiros estão nos últimos lugares das avaliações internacionais da OCDE, os finlandeses são apontados como o caso a seguir.
Na Finlândia, as crianças entram para o 1º ano quando têm 7 anos e até ao fim da escolaridade obrigatória têm tudo gratuito: o ensino, os manuais e os materiais escolares, uma refeição quente diária e o transporte, quando a escola fica a mais de cinco quilómetros. Quando chegam ao primeiro ano (a pré-primária é facultativa) já levam consigo o gosto por histórias e pela leitura, transmitido pelos pais"

Sem comentários:

Enviar um comentário