Finlandices....II
"Um documento do próprio Ministério da Educação, criado para
apresentar o sistema educacional finlandês a estrangeiros, começa a responder à
pergunta. Logo no começo, há uma advertência: o sucesso só pode ser explicado
em função de uma conjugação de factores, e não por uma única ação. A primeira
razão, diz, é que a sociedade finlandesa valoriza a educação e, portanto, tem
uma atitude muito favorável à área. Os números dão subsídio à frase que,
aparentemente, não diz muito: aproximadamente 75% dos adultos entre 25 e 64 anos têm diploma de ensino superior. Na Finlândia, o ensino é obrigatório dos 7 aos 16 anos - em outras palavras, cursa o ensino médio quem quer. Mas apenas 1%
dos estudantes da chamada escola "compreensiva" (equivalente ao nosso
ensino fundamental) não continua os estudos.
Um documento do próprio Ministério
da Educação, criado para apresentar o sistema educacional finlandês a
estrangeiros, começa a responder à pergunta. Logo no começo, há uma
advertência: o sucesso só pode ser explicado em função de uma conjugação de
fatores, e não por uma única ação. A primeira razão, diz, é que a sociedade
finlandesa valoriza a educação e, portanto, tem uma atitude muito favorável à
área. Os números dão subsídio à frase que, aparentemente, não diz muito:
aproximadamente 75% dos adultos entre 25 e 64 anos têm diploma de ensino
superior. Na Finlândia, o ensino é obrigatório dos 7 aos 16 anos - em outras palavras,
cursa o ensino médio quem quer. Mas apenas 1% dos estudantes da chamada escola
"compreensiva" (equivalente ao nosso ensino fundamental) não continua
os estudos."
Em Portugal as crianças têm, no MÍNIMO, 25 horas lectivas.
Na Finlândia as crianças têm 14h e 15m.
MENOS 10 horrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrras!
Mas nós (Maria de Lurdes Rodrigues-2005 / Sócrates e as famigeradas !AECs!) é que somos inteligentes.
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